Make your own free website on Tripod.com

Província de Nampula

Está situada a Nordeste do país, é donde veio o nome do país como se argamassou o chamamento desta nação no chão histórico da terra onde nascemos e nos tornamos homens cidadãos, esta província apresenta uma surpreendente paisagem de florestas de moinho que alternam enormes cumes rochosos.

Densidade populacional: 3065 mil de habitantes.

Etnias Representativas: Macua.
Superfície:81.606km
2

Principais produções: caju, sisal, algodão, tabaco, copra, milho, amendoim, arroz e minerais como: ouro, ferro, o quatzo, e alguns tipos de pedras preciosas e semi-preciosas.
Limites: A Norte ficam as províncias de Cabo Delgado e Niassa.

A Sul fica a província da Zambézia.
A Leste fica o Oceano Indico.

Clima e Vegetação

A vegetação está relacionada com clima de qualquer região, e nesta província predomina um clima tropical húmido com temperaturas médias anuais entre 24 a 26 graus com uma floresta aberta de miombo.

Fauna e Flora

Encontra distribuída em toda província de Nampula uma quantidade de florestas no interior e mangais ao longo do litoral especialmente nos distrito de Angoche e Mogincual e fauna que se adequa a esta distribuição, encontrando animais de grande porte nas florestas como: cabritos do mato, búfalos, elefantes,porco-bravo, leopardo, macaco -cão, pala-pala, facoceiro, cudo, impala, chango, rinocerontes e Hienas e no litoral animais de pequena espécie como: crocodilos, os peixes e algumas espécies endémicas.

Turismo

As grandes potencialidade do turismo se encontram em todo litoral, isto é, a costa nampulense, desde onde nasceu o nome deste país, Moçambique, ali onde os primeiros comerciantes árabes, persas, indianos e os portugueses, na ilha de Moçambique, que constitui agora para além de património cultural e histórico de Moçambique, um ponto de grande interesse turístico.

CULTURA

A província de Nampula é uma pepita de cultura e história de riqueza e beleza natural que tem no seu litoral, o segredo do seu nome é o segredo da resposta.

PRINCIPAIS CIDADES.

É uma província com mais cidades do país, com quatro no total nomeadamente: Ilha de Moçambique, Nampula, Nacala e Angoche.

RELIGIÃO

Se o litoral é democraticamente uma mesclo sócio-cultural que séculos de intercâmbio comercial cimentaram, bem patente na fisionomia humana residente e nas igrejas católicas, mesquitas islâmicas e templos hindus, sendo no interior mais genuinamente bantu, de entia Makwa, e mais islamizado que cristã.

Bancos

Para a troca de valores estão disponíveis os estabelecimentos bancários, abertos das 8 h as 12 h e das 14h as 15h30,os bancos: Banco Austral, BSTM, BCM e BIM.

Como ir

Pode-se ir para por via aérea ,nas carreiras reguilares da LAM, a partir de Maputo, ou de carro do Malawi,cuja a fronteira Chipode/Mandimba, fica a 503 km.Também pode ir da Beira por estrada fazendo atravessia do Zambézia em caia.

Transportes

Pode -se alugar carros para ir a diversos ponto da província e os ditos "chapas", para mais informações contacte a sua agência de viagens.

CIDADE DE NAMPULA.

Também é a capital da provincia, com 305 mil habitantes. É batida de ventos húmidos e periódicos das monções, as vezes violentos ,Nampula de um chefe tradicional (N’wampuhla), que vivia nessa zona capital provincial, sua população intricicamente agricultor e de etnia macua.Telecomunicações, pode ligar a números que lhe interessa bastando discar pelo indicativo (06).

Como ir .

Pode ir a cidade Nampula por via aérea, nas carreiras regulares da L.A.M., a partir de Maputo ou de carro via Malawi atravessando a fronteira em chipode/Mandimba e/ou ainda da Beira por estrada via Caia.

Onde dormir e Comer

Hoteis

-Hotel Lúrio, sita na Av da independência.
-Hotel Tropical, sita na Rua Macombe atrás do cine Moçambique, Tel:(06)21 22 32.
-Hotel Nampula,sita na Av Francisco Manyanga.

Residenciais

-Residencial Marisqueira,sita na Av,Paulo Samuel Kankomba
-Residencial Monte carlos, sita na rua da cidade de Moçambique

Pensões.

- Pensão Marques, sita na Av Paulo Samuel Kankomba
- Pensão parque, sita na Av Paulo Samuel Kankomba

Restaurantes.

- Restaurante Clube de Ténis, sita na Av Paulo Samuel Kankomba.
- Restaurante CFM, sita na rua de Fevereiro,3 bem apetrechado com piscinas, pátio ’bar, e ar condicionado.
-Restaurante Lord.sita na rua Daniel Napatima.
-Take-away Xitende, sita na Av Eduardo Mondlane.

Distracção

-Catedral de Nampula, é um edifício com duas torres e uma cúpula maciça.
-Museu de Nampula, expõe diversas obras de arte ilustrativas da cultura moçambicana.
o Mercado central,sita rua Paulo Samuel Kankomba.
-Cooperativa Makonde situada atrás do museu, pode comprar diversos artigos artísticos.

Artesenato

O secular trabalho de arte e artesanato em pau-preto( ébano) é um autêntico símbolo artístico da província de Nampula, onde se destaca o artesenato utilitário de palha e sobretudo mobiliário em madeira trabalhada, rendilhada a fazer recordar influências árabes, portuguesa hindus e mesmo chinesa e trabalhos de oliversaria em redor da cidade, aos Domingos poderá apreciar e poder comprar em frente da catedral de Nampula.

Agências de viagem

- L.A.M -linhas aéreas de Moçambique .
- Sabine-air.

Urgências.

- Hospital central de Nampula -Banco de socorros, Tel:-
-1ª esquadra, sita na Av.25 de Setembro, Tel:-

Farmácias.

- Farmácia do Hospital Central, sita no hospital central de Nampula.
- Farmácia, em frente do Cine Independência, Av Francisco manyanga
- Farmácia, na Av Paulo Samuel Kankomba.

Distrito de Angoche.

Situa-se no litoral, a 70km a leste da cidade capital. É um distrito com cerca de 228mil habitantes com tradições e cultura bastante impressionante. É um dos pontos importantes da história de Moçambique, na cidade de Angoche ostenta ainda hoje vestígios do sultanato árabe e swahili e, que fez grande resistência a ocupação portuguesa.

Como ir.

Pode ir a distrito de Angoche de carro a partir da cidade de Nampula ,em cerca de 45 minuto ou de avião partindo também da capital provincial cerca de 20 minutos.

Onde Dormir
- Pensão Parapato

Lugares interessantes:

A praia nova de Angoche, que necessita de Infra-estruturas para acampamento e dormida, agora possui boas condições o banho e mergulho.Para mais informações contacte a sua agência de Viagens.

Distrito de Mossuril

Situado a Este da cidade de Nampula, com cerca de 83 mil habitantes, pode-se ir a este distrito de carro partindo de Nampula em de 2.30horas, é aconselhável devido ao mau estado da via de acesso.

Onde dormir e Comer

O complexo Turístico chocas Mar dispõe 6 bungalows para acolher os hóspedes, dos quais 2 são pequenos e 4 grandes, e os seus preços depende destes tamanhos. Pode deliciar pratos típicos da região, o Tocossado.

Praias e Distracção

Para a sua distracção, as praias de Chocas Mar, com as suas águas azuis com as areias brancas dão o prazer de tomar um banho.
Pode-se visitar a Pequena Cabaceira, onde se encontram as primeiras infra-estruturas utilizadas pelos portugueses e árabes e outros comerciantes, e daí pode-se chegar a Ilha de Moçambique através das embarcações do complexo Chocas por apenas 50 $ USD.
A Grande Cabaceira, pode-se visitar este local histórico e turisticamente maravilhoso.
Pode-se ver :A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a Creche, missão de Santa Barbara e a Mesquita.

Distrito de Ilha de Moçambique

É uma pequena Ilha situada a escassos quilómetros da costa Nampulese, com uma densidade populacional de 42 mil habitantes, onde as linhas de história se cruzaram tecendo um nome que se tornaria de todo o país: Moçambique.
Ilha de Moçambique, com 13 milhões de habitantes.
A parte antiga da ilha, cerca de dois terços da sua área, com edifícios de coral e cal bastante degradados pelo tempo, foi considerada, em 1992 património mundial pela UNESCO.
Historicamente esta, foi o ponto de passagem e comércio durante centena de anos para árabes, persas, indianos e chineses, mas economicamente monopolizada pelos árabes -donos efectivos do comércio em quase toda a costa oriental de África desde o mar vermelho a Sofala, esta pequena ilha de coral viu-se visitada em 1848 pela primeira frota marítima vinda da Europa, mais especificamente, da maior potência marítima da época, Portugal comandada por Vasco da gama.
Em poucos anos, os portugueses, em luta renhida com os árabes, começaram a dominar o comércio da zona e a pequena ilha de coral passou a ser um vários pontos de defesa desse novo monopólio luso, sendo alí construído uma grande fortaleza militar e uma feitoria para a regulação e armazenagem desses produtos comerciais indi-afro-lusos.
Do seu nome natural, que muitos dos seus habitantes dizem ser Muipiti, a ilha passou desde o século XVI a chamar-se Moçambique, palavra derivada de "Mussa -Ben-Bique" segundo a opinião dos historiadores, mas facto ainda não totalmente comprovado.

Como ir

De Nampula, pode-se alugar avioneta cerca de 30 minutos por 50$USD até Lumbo e daí, de carro até na ilha.

Onde Dormir e Comer

- A Pousada (actualmente em reabilitação)
Nos arredores, pode-se alugar quartos por 20 a 25$USD Pode saborear os pratos característicos dos habitantes da Ilha nos restaurantes Relíquias, Indico( discoteca às noites do fim de semanas)

Arte

Nos arredores ou longos das ruas ,pode apreciar os belíssimos trabalhos de ouriversaria, colares de feitas de conchas e o artesenato utilitário em palha.

Distracção

Na localidade de Lumbo pode visitar:
- Antiga Estação dos CFM, o cais, a igreja, o cemitério dos trabalhadores da ponte.
Na Ilha de Moçambique pode visitar:
- A fortaleza de São Sebastião
- Palácio de São Paulo
-Forte de São Loureço
- A Fortinha de São Sebastião
-O Museu da marinha (na antiga residência do governador de Moçambique)
- A Capitania.
- Capela da Nossa Senhora do Baluarte
- Igreja de Nossa senhora de Conceição
- Igreja de Nossa senhora de Saúdes
O cemitérios dos Ilheu

Distrito de Nacala

Situa-se a Norte-Este da cidade de Nampula, com cerca de 233 milhões de habitantes, é dividido em Nacala Velha e Nacala -porto onde se encontra a maior parte da população deste distrito e onde se encontra o grande porto natural que é utilizado também os países vizinhos.

Como ir

Pode a esta cidade partindo da cidade Nampula cerca de uma hora,180km de carro ou de avioneta cerca de 30 minutos.

Onde dormir e comer

-Hotel Nacala -situado na boca da cidade baixa.
-Pensão Universo -sita na cidade alta perto das bombas (BP)

Distracção

Pode visitar o gigantesco porto natural na cidade baixa e antiga estação dos caminhos de ferro

Distrito de Namapa

Situado no interior a norte da província de Nampula, e faz fronteira com a província de Cabo Delgado, com uma densidade populacional de 207 milhões de habitantes com tradições e culturas macuas características bantu.

Como ir

A partir da cidade de Nampula ,estrada Nacional nº1,a 320km ,cerca de uma hora e meia ou memo da cidade de Pemba a 102km, uma hora aproximadamente.

Onde Dormir e comer

Existe uma Pensão na sede do Distrito e beira da estrada um quiosque, mas não permite dormidas.

Distracção

Pode-se ver as pinturas rupestres na grande monte Erati situda a 10km da via, aconselhável ir de um com tracção com quatro rodas e no monte Namuli onde pode-se ver as estrelas em pleno dia.
A este da via ,no leito do rio Lúrio pode-se visitar a ilha recém descoberta.