Make your own free website on Tripod.com

Província de Cabo Delgado 

Sakura 00

 

Situa-se no extremo nordeste da República de Moçambique, entre as latitudes de 11’21 e 13’17'S e as Longitudes 39’02 e 40’34 Leste. É o berço de um grupo étnico, os makondes com culturas e tradições genuínas que habitam o planalto de Mueda.

Densidade populacional:1.284 mil de habitantes.

Etnias Representativas: Makonde, Macua e Mwani.

Superfície : 82.625 km², incluindo 4.758km² de águas interiores.

Principais produções: Mármore, grafite, madeira preciosa, argila, castanha de cajú, copra, produtos marinhos como: lagosta, camarão e outros.

Limites:

  • Norte limita-se com Tanzania através do Rio Rovuma com uma de extensão 250 km.
  • Sul limita-se com província de Nampula através do Rio Lúrio com extensão de 246km.
  • Oeste limita-se com província de Niassa através do Rio Lugenda.
  • Leste é banhado pelo Oceano Índico com uma extensão de 425 km aproximadamente

O RELEVO

Distinguem-se três regiões:

A Faixa costeira, com uma largura de 170km do Norte ao Sul, a altitude cresce do litoral ao interior da província. A vegetação característica é de florestas de mangais junto dos rios e mar, e planícies, savanas de árvores de pequeno e médio porte quando se afasta dos flúvios, com predominância de imbondeiros.
O planalto de Mueda, a altitude varia de 400 à 850m do interior para o Norte, onde se encontra o monte Macaujo a margem direita do rio Lugenda.A vegetação predominante é de florestas sempre verdes e dessíduas.
Centro e Sul da província, de alto e baixas ,zonas de montanhas, pode-se notar nos distritos de Balama, Namuno e a extensão do rio Messalo. Predominam matas e florestas e planícies aluvionares junto dos rios e lagos.

CLIMA:

O clima de Cabo Delgado é tropical. Quente e húmido, e as temperaturas anuais variam entre 22º à 34º c, o tempo mais fresco é entre Junho e Outubro com os seus vento do Sul, e os picos de calor são os meses de Janeiro e Dezembro com o início de chuvas

VEGETAÇÃO.

A costa marítima a norte da Ilha do Ibo encontra-se um banco de areia que torna perigosa a navegação. Da baia de Pemba a foz do rio Lúrio as condições são óptimas para a navegação. E a 70 milhas náulticas à Leste da Ilha Matemo situa-se o banco de S. Lázaro, que é um submarino de corais, a maior da província em vida marinha e biodiversidade, numa área de 10*6 milhas.

FAUNA

A província possui um enorme potencial faunístico, com espécies de grande interesse científico como turístico para explorar, destacando-se:

Mueda na zona de Negomano, junto ao rio Lugenda. Pode-se encontrar espécies como: boi cavalo, búfalo, elefante, hipopótamo, impala, facoceiro, porco bravo, zebra, palapala, galinha do mato, leão, leopardo e macaco cão. Neste momento existe uma empresa, Lugenda Safaris que pretende explorar esta área mas que ainda não está autorizada.
Nangade na lagoa do mesmo nome e Lidede pode-se encontrar populações de crocodilos, hipopótamos e peixes.
Palma na zona de Putanhar e Nhica do Rovuma é rica em caça e abunda as espécies como: elefante, búfalo, cudo, porco bravo, leão, leopardo, porco espinho e outras. Nesta zona , outrora praticava-se caça furtiva e agora há projecto de criação de protecção e conservação da fauna bravia e aquática com apoio da pesca artesenal (sector familiar).
Montepuez (Nairoto) existe uma empresa de Safaris que está a exercer a sua actividade desde 1997,denominada Kambako Safaris.
O potencial faunístico da província carece de infraestruturas para o melhor aproveitamento .

O TURÍSMO

É uma província com um potencial turístico a destacar, sendo uma zona paradisíaca rodeada de plantas tropicais, cheia de palmeiras e onde a areia branquinha da cor dos corais permite a vista penetrar distâncias e que o verão é eterno .Nesta zona permite escolher conforme a emoção de cada um entre florestas, rochas e praias para o seu repouso. Este potencial encontra-se em toda costa de Cabo Delgado.

CULTURAS & TRADIÇÕES

Cabo Delgado tem uma população hospitaleira demasiada comunicativa, com grande ingenuidade e com grandes hábitos que encanta e impressionam aqueles que não estiveram familiarizados com as pinturas de rostos com mussiro, o crème extraido duma raiz ficando a cara branca e as suas danças, o Tufo, Riga N’quissa e o N’ciripuiti na costa pelas etnias macuas e a outra expressão culti-tradicional é dos makondes.
Os makondes são destemidos artistas e fortemente seguidores de ritos de iniciação. Nestes tem sido hábito de uso de máscaras "Mapico" que é também a principal dança deles e outra forma de expressão cultural, é a tatuagem e afiação dos dentes com fins estéticos ou identificação e sem deixar de lado o seu talento natural para esculturas em madeiras e marfim.

PRINCIPAIS CIDADES

A Cidade de Pemba Capital da província estima-se em 82 mil habitantes; Montepuez no interior com 55 mil habitantes e Mocimboa da Praia com 44 mil habitantes.

RELIGIÃO

As religiões predominantes são, a Muçulmana na costa e a Católica no interior, encontrando-se ainda outras, derivadas destas.

BANCOS

-B.C.M. B.S.T.M.e BANCO AUSTRAL, abertos da 2ª à 6ª das 8 às12H e das 14 às 15H30.

TRANSPORTE

Existem "chapas" aluguer de carros, renta car, aluguer de bicicletas, autocarros e taxi aéreo

ARTESENATO

É uma província rica reconhecida a nível do mundo em artes (artesanato e esculturas ).As artes Makonde oriundas da tribo Masai, predominantes no planalto de Mueda com belíssimas esculturas de palhas, de madeiras invocando as famílias em unidade comunitária , de matérias de origem animal e ourivesaria com trabalhos de prata.

COMIDA.

Existem pratos exóticos locais cozinhados com mandioca, batata doce, banana verde, folhas de mandioqueira, abóbora, feijão, sobressaindo o leite do coco. E ainda a comida Europeia como a portuguesa rica em alhos e indiana com temperos e exóticos piripiri, sem esquecer as deliciosas entradas oriundas de Ilha de Ibo e Macomia (Mucojo e Quiterajo) como as conservas macaza e m’bare e outras delícias como de afridisíacas e ostras.

CIDADE DE PEMBA

É capital provincial, situa-se mesmo na baia de Pemba ,com cerca de 82mil habitantes, a 80km da estrada Nacional nº1.É uma cidade pequena e linda, é rodeada de praias maravilhosas e limpas e com palmeiras que dá o precioso líquido para matar a sede nos dias de bronzear da pele nas areias da praia.

TELECOMUNICAÇÕES.

Para comunicações, existe uma rede das telecomunicações de Moçambique via satélite. Com indicativo 072.A Central telefónica oferece facilidades de comunicar para qualquer ponto do mundo.

COMO IR?

Numa viajem de conforto e curto tempo, as carreiras regulares da L.A.M -linhas aéreas de Moçambique legam a esta cidade três vezes por semana,4ªfeira,6ªfeira e Domingos, e uma estrada com 438km da cidade Nampula, através de TransNorte e outros transportes privados. Para outras informações contacte a L.A.M., pelo Tel.426001-Maputo ou as suas agências.

ONDE DORMIR E COMER?

HOTÉIS

- Complexo Turístico Naútilus - na praia do Wimbe com 14 Bungalows e 28 quartos, equipados de conforto hospedalar: telefone, Tv, Wc privativos ,acesso de transporte para os hóspedes para diversos locais dentro da cidade e aluguer de bicicletas. para mais informações contacte pelo Tel.:(072)-3520/2850-Nautilus.
-Hotel Cabo Delgado -na Av. Eduardo Mondlane com 36 quartos equipados de conforto hospedalar, com acesso de transporte dentro da cidade.

-Vip Pemba Hotel -na rua das Forças Armadas com 10 quartos.

RESIDENCIAIS

-Residencial Lys -rua XII com 16 quartos ,faz parte do complexo Náutilus.

PENSÕES

- Pensão Baia--rua 1º de Maio com 10 quartos.

CASAS A ALUGUER

Em resposta de número de visitantes, o Conselho Municipal da Cidade Pemba dispõe aluguer 10 casas na praia do Wimbe, com escritórios no Wimbe Conchas.

RESTAURANTES

- Restaurante Discoteca Wimbe, com uma Esplanada extra para discotecas aos fins de semanas -sito na sede do Aeroclube da Praia do Wimbe, pode-se saborear os deliciosos maríscos, e pizzas diversificada.
- Restaurante Mar e Sol-sito na praia do Wimbe, pode-se saborear os pratos de camarão, lagosta, e outros .
- Restaurante Esplanada Complexo Nautilus- na praia do Wimbe onde pode deliciar pratos nacionais e internacionais, mariscos e o famoso bife de marlyn e ao som da música Africana.
- Restaurante Pemba Hotel- na rua das Forças Armadas onde pode-se sentir a bordo deliciando o bife a cock pit, os exóticos manjares de macaza m’bare e bebidas a seu gosto.
- Restaurante Lys - sito na rua XII, pode-se saborear os famosos pratos africanos.
- Restaurante a Tasca-- na Av. Eduardo Mondlane,no centro da cidade, com comida típica Portuguesa, arroz de capidela e mais.
- Restaurante AS - sito na Av. Eduardo Mondlane, no Clube Desportivo -pode deliciar o cozido do peixe típico da região "o tocossado".
- Restaurante o Encontro - na rua do comércio ,baixa da Cidade .poderá saborear galinha a cafrial, pratos indianos a pedido.
- Restaurante Marítimo - sito na rua do comércio, baixa da cidade , pode-se saborear pratos tipicamente Moçambicanos a destacar a matapa, o tocossado para e a sua sobremesa, doces de banana, papaia e outros.
- Restaurante Arco Íris -sito no bairro de Cariacó, pode-se deliciar comidas típidas da região a pedido.
- Take Away Pemba -na Av.Eduardo Mondlane poderá comer galinhas a cafrial e sorvetes para frescar a quentura da característica climática da região.

Distracção.

- A cidade Velha- é o coração da cidade pela qual a cidade nasceu na zona da cidade baixa.
- Forte Jerónimo Romero - na marginal da cidade baixa para a praia do Wimbe.
- Farol ao fundo da rua do comércio Pemba.
-O Cinema Pemba dá secções de películas durante a noite.
-Mercados e Compras.
-Os mercados predominantes são os tradicionais "os bazares".
- Em Natite o famoso "M’banguia", Cariacó e Paquitequete, nesses bairros pode-se comprar jóias feitos em trabalhos de ourivesaria nas varandas das casas.

Artesanato

Pode-se adquirir artigos trabalhados com madeira, palhas, marfim, barro, nos seguintes locais:

-Na Cooperativa Wimbe Conchas-na praia do Wimbe, o progecto Wimbe Conchas que se dedica ao estudo, protecção das espécies marinhas em via de extinção, como Cassis cornuta eCharonia e devulgação das espécies turísticas.
- Na Cooperativa de artesãos- Av. da Pç 25 de Setembro perto da Sede da Renamo.
-Na tabacaria do aeroporto de Pemba.

Praias

A cidade de Pemba é circundada pela Baia do mesmo nome com os seus 50 km de superfície, rodeada de maravilhosos recantos começando pelas praias de SAGAL, praia do Pecado, praia de Meia Via, Pérola da Praia do Wimbe a 7 km da cidade, com a sua zona habitacional, indo para além, a praia de Nanhimbe até Maringanha a 10 km da cidade, as praias de Chuiba a 15 km da cidade rodeada de casuarinas.
Na praia do Wimbe existem uma empresa, C.I.DIVERS, que promove os cursos de mergulho, natação, o campismo, a pesca desportiva e possibilita a aluguer de barcos para ver a baia.

 

AGÊNCIAS DE VIAGENS

-VIATUR-Rua XII nº312-Tel.(072)3431-Fax.(072)2249.

URGÊNCIAS.

- Hospital.
O Hospital de Pemba e a farmácia do mesmo hospital situada na rua 1º de Maio.
- Polícia.
1ª esquadra –rua.1º de Maio
2ª esquadra-Av.25 de setembro.
3ª esquadra- na pra do Wimbe

Distrito de Chiúre

É o distritos mais populoso da província, com 188 mil habitantes que corresponde a 15% da população total da província, é um dos distrito com maior percentagem da produção agrícola. Está situado no Sudeste e no interior da província, a 110km da cidade Pemba, e o grupo étnico predominante é Macua, as Principais produções são milho, mapira e ameixoeira.

Como ir

Pode chegar a este distrito partindo da cidade de Pemba de carro "chapas" cerca de 50 minutos ou de Nampula da estrada que liga a cidade de Pemba cerca de 1,30 horas.

Informações Úteis

- Onde Dormir
Existe uma Pensão na sede do distrito.
-Distracção
Pode visitar as quedas do rio Lúrio a 20km da vila.

Distrito de Ibo

Com uma arquitectura colonial marcante um património cultural, foi a 1ª capital da província está situado na ilha mais famosa dos Arquipélagos das Quirimbas, é com uma densidade populacional baixa, isto é, cerca de 0.5% da população da província, foi um importante centro mercantil Português.
-Como ir
Através da agencia de viagens, a VIATUR, aluguer de avioneta em 20 minutos.
Aluguer de barcos levando 5 horas de tempo.
Onde Dormir
2 casas com 6 quarto ( para outras informações contacte a sua agência de Viagens).

Distracção.

Poderá visitar:

- Fortaleza de S. João Baptista.
- Fortaleza de S. José
- Fortaleza de S. António.
- Igreja Paroquial
- Cemitério Público
- Ponte de embarque e desembarque
- Mercado Municipal
- Crematório Hindú
- Cemitério Particular
- Canal artificial entre o mangal que liga a ilha do Ibo e de Quirimba

Distrito de Macomia

É um distrito a norte da província, com 69 mil habitantes, a 216km da cidade Pemba, ele abarca duas zonas a do interior caracterizada de montanhas com temperaturas baixas e sua população muito seguidora da sua tradição.
Os grupos étnicos mais representativos neste distrito são macua, makonde no interior, e a zona da costeira, com predominância de etnia mwani com culturas e tradições genuínas .A sua população é bastante hospitaleira e as impressionantes faces pintadas de mussiro um creme extraído da raiz.
Principais produções: milho, mapira, mandioca e produtos pesqueiros como: lagosta, camarão, ostra.
Como ir: pode-se chegar a este distrito de "chapa" ou aluguer de carros, contacte a sua agência de viagens.

Onde Dormir.

1 pensão na sede do distrito.
1 aluguer de quartos com 4 camas Pangane e com disponibilidade de acampamento.
Distracção

Chai- local histórico pode-se visitar o antigo palácio do Administrador.
-1ª Pedra- Monumento
Praia de Pangane rodeada de palmeiras, com suas águas transparentes, onde se mantém a permanência constante de águas dando-lhe vontade de banhar todo o dia, esta praia oferece condições propícias para a prática de natação e pesca desportiva, na bela baia, onde tem o promontório de Pangane que é a ponta para a Ilha de Macaloe. Existe um estabelecimento com disponibilidade de quartos para aluguer, Bungalows com 4 camas a 30$ por dia.

Distrito de Mecúfi

É um distrito situado a 50km a Leste da cidade de Pemba, com 36 mil habitantes, possui excelentes praias que oferecem condições de mergulho, há necessidade de criação de um parque de campismo. A etnia predominante é macua.
Pode chegar-se a Mecufi, tomando os conhecidos "chapas" ou aluguer de carros. Contacte a sua agência de viagens.

Distrito de Mocímboa da Praia.

Situa-se a norte "ponta" da província, com uma população 74mil habitantes, tem um encanto de praias a cairem da encosta circundada por palmeiras e com uma fauna marínha rica ,a praia de Palma.
Fala-se a língua mwani com maior incidência. Pode chegar a este distrito partindo de Pemba através de "chapas" que liga a estrada Nacional nº1,cerca de 12horas, ou através de avionetas cerca de 45minutos ,que liga a sua pista alcatroada.

-2 pensões na vila.

Distrito de Montepuez

Mais a sudoeste, a 220km da cidade de Pemba, é o segundo distrito mais populoso da província, com 147 mil habitantes, e é um dos distritos com maior produção agrícola e o primeiro em minerais. Macua ,é a língua mais falada. Possui recursos aquáticos e cinegéticos , com possibilidades de extensão de Safaris para Namuno e Balama. Existe uma empresa de Safaris em Nairoto a exercer a sua actividade.

Como ir.

Pode-se ir através de carros "chapas" cerca de 3horas ligando a esta vila, ou através de avioneta alugada pela agência de viagens cerca de 30minutos.
Onde Dormir.

-2 Pensões na vila.
-1 Lodge em Nairoto na reserva de caça.
- Residencial Joptex

Distrito de Mueda

Mais a Nordeste da província ,a 480km da cidade de Pemba, tem cerca de 99 habitantes, conhecida de terras de "makondes" com sua população bastante seguidora da sua cultura e tradição. É um povo com artes e culturas muito impressionante, caracterizada pelas sua danças, o "mapico" e ritos de iniciação, o "lycumbi e y’ngoma".

Como ir:

De avioneta, leva apenas 1hora e de carro cerca de 13 horas.
Onde Dormir
1Pensão na vila.
Distracção
- Pode-se ver o local de massacre
- Cemitério comum de Mártires do massacre.
- Antiga administração.
Em redor, nos seus bairros pode-se os trabalhos de artesanato e esculturas Marcondes e apreciarás a genuinidade deste povo.